quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ciclone na Argentina impulsiona frente fria para o Estado



Quarta-feira 14/04/2010 15:12

Ciclone na Argentina impulsiona frente fria para o Estado

Um sistema de baixa pressão com vórtice muito bem organizado sobre o continente se aprofunda nesta quarta-feira na província de Buenos Aires, onde provoca muita chuva. Entre ontem e hoje já choveu 60 milímetros na cidade de Buenos Aires. O ar frio associada ao centro de baixa deixa a temperatura em 13ºC nesta tarde na capital argentina.

A tendência é que este sistema de baixa signa se aprofundando à medida que se desloca para Leste como um ciclone extratropical. Este sistema tem grande suporte em altura, conforme os modelos, o que garantirá a sua intensificação. Para amanhã, a projeção é que o ciclone esteja na costa da província de Buenos Aires.

As imagens de satélite de amanhã devem mostrar o sistema ainda mais organizado com seu centro na costa de Buenos Aires e a frente fria associada sobre o Rio Grande do Sul. O maior impacto do ciclone ocorrerá no Prata, sobretudo no Rio da Prata, para onde projetamos rajadas de vento de 80 a 100 km/h, possivelmente mais fortes em alguns pontos em mar aberto. Vento forte deve afetar ainda a costa uruguaia no Sul do país (mapa com projeção de vento para amanhã de manhã abaixo). Há risco ainda de pancadas de chuva forte a torrenciais passageiras na área associadas à circulação ciclônica.

A frente fria associada ao ciclone começa a ingressar no Rio Grande do Sul nas próximas horas. No decorrer da quinta-feira, a frente cruza pelo Estado, levando chuva para grande parte do território gaúcho. Na maioria dos locais a expectativa é que os volumes sejam baixos, entretanto não se pode descartar chuva forte localizada. Não se pode afastar a possibilidade de convecção mais profunda e temporais uma vez que haverá a presença de uma corrente de jato em baixos níveis, transportando ar quente de Norte, mas é importante salientar que os índices de instabilidade não são sugestivos de tempo severo e ainda por cima a frente tende a enfraquecer bastante ao se deslocar pelo Sul do Brasil. Já amanhã o tempo começa a melhorar no Rio Grande do Sul, sobretudo da tarde para a noite, devendo o sol aparecer nesta quinta à tarde em diversas localidades. O vento aqui no Estado vai soprar moderado com ocasionais rajadas, devendo ser mais forte e persistente no Litoral Sul. O ar frio associado ao sistema de baixa trará madrugadas frias no Estado na sexta-feira e no sábado.
Veja o ciclone na Argentina e a frente fria entrando pelo Oeste gaúcho
Animação de radar revela o vórtice ciclônico na região de Buenos Aires (SMN)
Autor: Eugenio Hackbart
Publicado em 14/04/2010 15:12

Nenhum comentário: