terça-feira, 24 de novembro de 2009

Instabilidade da Argentina renova risco de chuva forte






O cenário nesta manhã de terça-feira é semelhante ao observado há 24 horas, mas com a diferença de que desta vez os núcleos de instabilidade mais fortes estão posicionados um pouco mais ao Norte. Novamente, o Oeste gaúcho está sujeito à chuva em elevado volume e queda de raios. Ar quente e úmido segue ainda sobre o Estado, mantendo a instabilidade que recebe a contribuição de um sistema de baixa pressão no Norte da Argentina. Hoje, o sol até pode aparecer entre nuvens em alguns pontos da geografia gaúcha, mas a nebulosidade predomina no Rio Grande do Sul. Estas novas áreas de instabilidade ingressam pela Fronteira Oeste no decorrer da manhã de hoje, trazendo nuvens carregadas e pancadas de chuva. Pode chover forte com trovoadas e não se descarta o risco de temporais muito localizados.

A temperatura na madrugada esteve próxima dos 20ºC em grande parte do interior e não baixou dos 16ºC nos Aparados. Ao longo do dia, com o deslocamento das áreas de instabilidade para Leste, a chuva deve alcançar um maior número de regiões, podendo ser forte em pontos isolados, apesar da tendência, na maioria dos casos, destes núcleos de instabilidade formados na madrugada no Norte argentino perderem força e organização. Com a umidade muito alta e ar quente, segue o abafamento.


Amanhã, o tempo permanece instável e apesar do sol aparecer em parte do Estado, elevando a temperatura com calor, voltam a ocorrer períodos de chuva em praticamente todas as regiões, sobretudo da tarde para a noite, com risco de pancadas fortes e mesmo de temporais isolados. A propósito, a confiabilidade das projeções computadorizadas está muito baixa nesta semana, uma vez que a cada saída dos modelos há importantes mudanças quanto à distribuição geográfica e intensidade da chuva, forçando constantes atualizações de prognóstico. O cenário desta manhã, por exemplo, não era antecipado pela maioria das simulações na tarde de ontem. No que todos os modelos concordam, e parece não haver dúvida, é quanto à manutenção do quadro de instabilidade nos próximos dias com risco de chuva forte a intensa no Estado e potencial agravamento das cheias (foto acima de Andrea Kaufamnn/Correio do Povo da cheia no Oeste gaúcho).

Leia abaixo no Blog da MetSul sobre a história do gato que emocionou os moradores de Quaraí em meio à enchente, a repercussão do caso Climategate nos jornais brasileiros desta terça-feira e como o Brasil aparece nas mensagens de correio eletrônico publicadas na internet no escândalo que sacode o debate do clima global.
Autor: Luiz Fernando Nachtigall
Publicado em 24/11/2009 06:54

Nenhum comentário: