Risco de chuva forte e temporais após onda de frio
A MetSul vem advertindo desde o começo da semana para o risco no Rio Grande do Sul de temporais nesta quarta-feira. O cenário atmosférico que pode trazer tempo severo hoje nada tem a ver com ciclone extratropical e envolve uma frente fria e uma corrente de jato (vento) intensa em baixos níveis da atmosfera com vento de até 100 km/h a 1500 metros de altitude.
Esta corrente de jato transporta ar quente para a Metade Norte gaúcha com fortes rajadas de vento do quadrante Norte, sonbretudo entre a região de Soledad e Passo Fundo, mas neste episódio, felizmente, não mais se espera ventania intensa de Norte em Santa Maria. No amanhecer desta quarta, as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia não apenas acusavam vento mais forte na Metade Norte como indicavam também temperatura muito mais alta nesta parte do Estado em relação ao Centro-Sul gaúcho.
Ao mesmo tempo está em formação uma frente fria, o que se chama de frontogênese, no Sul e no Oeste do território gaúcho. Ao se deslocar pelo Estado, encontrando ar quente, a frente deve se intensificar. Pesquisas mostram que a presença de uma corrente de jato em baixos níveis acentua a instabilidade, agravando a possibilidade de tempo severo. Não se descarta temporal em nenhuma região gaúcha hoje, mas, pela corrente de jato, eles podem ser mais severos no Centro, Leste e Norte do Rio Grande do Sul, além do Sul e Oeste catarinense e Sudoeste do Paraná. Modelos, simulações computadorizadas, ainda projetam que poderia se formar uma linha organizada de tormentas, o que, muitas vezes, no passado, trouxe vendavais, alguns fortes, mas a boa notícia é que a instabilidade desta manhã drena energia da atmosfera e reduz o potencial de tempo severo na Metade Sul e no Sudoeste gaúcho.
Por influência da instabilidade e da influência de ar mais frio, o Sul e grande parte do Oeste devem ter um dia de céu encoberto, chuva e frio. Na Metade Norte, onde o sol já apareceu no começo desta manhã, a temperatura se eleva acentuadamente nas máximas em relação à véspera. Para o Centro do Estado, o prognóstico é complicadísismo por se tratar da área de transição do ar quente de Norte e frio de Sul. Às 8h, parte de Porto Alegre registrava chuva e trovoadas enquanto no Vale do Sinos o sol aparecia. O modelo Europeu da madrugada de hoje mesmo insistia ainda em máxima de 27ºC a 29ºC em Porto Alegre, mas a máxima na Capital deve lutar para atingir os 20ºC a 22ºC que são projetados pelo modelo americano. Amanhã, alerta-se, chove forte na Metade Norte gaúcha e Santa Catarina no decorrer do dia com frio aqui no Rio Grande do Sul.
Autor: Eugenio Hackbart
Publicado em 21/07/2010 08:18
RONIMAR COSTA DOS SANTOS - PU3CVB
DIR DPTO SOCORRO E DESASTRES CVBSM
GPD - GRUPO DE PREVENÇÃO DE DESASTRES
COORDENADOR DA RENER -SM
OFICIAL DO IRESC PARA O BRASIL
pu3cvb@iresc.org
http://www.iresc.com
www.cruzvermelhasm.org.br
Tel (55) 3027-4510
Cel (55) 9181-0916
Nenhum comentário:
Postar um comentário