quinta-feira, 22 de abril de 2010

Chuva "de balde" no Sul do Brasil



A chuva acumulada em 24 horas na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Iraí, Noroeste do Estado, até nove da manhã de hoje chegou a 141 milímetros. Nas 24 horas anterior já tinham caído 33,3 milímetros. Como seguia chovendo forte no município do Noroeste gaúcho após a leitura da metade da manhã de hoje, o provável é que o acumulado nas últimas 72 horas já atinja os 200 milímetros, marca já anotada em Nonoai, também no Norte gaúcho. Interessante é que nos primeiros 20 dias de abril praticamente não havia chovido na região.

Já em Santa Catarina, apenas em 24 horas no acumulado até três da tarde de hoje, havia chovido 178 milímetros em Dionísio Cerqueira e 149,6 em Novo Horizonte. Inúmeras cidades do Norte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina têm registros de 100 a 150 milímetros desde o começo da semana. Já no Paraná, onde a chuva mais intensa chegou mais tarde, somente entre meia-noite e quatro da tarde de hoje, ou seja, em tão-somente dezesseis horas, as estações do Instituto Simepar tinham acusado impressionantes 151,4 milímetros no município de Pato Branco e ainda 154 em Palmas. A ondulação da corrente de jato para Norte, com o deslocamento da massa de ar frio em direção ao Rio Grande do Sul, contribui para levar a forte instabilidade mais ao Norte da Região Sul e ao Sudeste do Brasil nas próximas 24 a 48 horas.

As condições seguem favoráveis a chuva forte no restante desta quinta e ainda no começo da sexta-feira na Metade Norte gaúcha enquanto em Santa Catarina e o Paraná podem ter chuva em grande volume por ainda 24 horas. Não bastasse, o Centro e o Norte do Paraná, onde segue quente, podem ter temporais nas próximas horas. São Paulo e Mato Grosso do Sul da mesma forma estão sob risco de temporais nesta reta final da semana por conta do avanço desta frente fria.
Autor: Eugenio Hackbart
Publicado em 22/04/2010 16:04

RONIMAR COSTA DOS SANTOS - PU3CVB
DIR DPTO SOCORRO E DESASTRES CVBSM
GPD - GRUPO DE PREVENÇÃO DE DESASTRES
COORDENADOR DA RENER -SM
OFICIAL DO IRESC PARA O BRASIL
pu3cvb@iresc.org
http://www.iresc.com
www.cruzvermelhasm.org.br

Tel (55) 3027-4510
Cel (55) 9181-0916

Nenhum comentário: