Rio Grande do Sul pode ter chuva forte hoje
Quando se fala em jato, a primeira coisa que vem à cabeça é avião. Em Meteorologia, contudo, a palavra jato tem outro sentido. Uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera com vento forte entre 500 e 1500 metros de altitude, como no caso da quinta-feira, foi responsável pela ventania que deixou estragos em Santa Maria e pelo calor. O jato de baixos níveis vem de Noroeste e traz ar quente e seco para o Estado. O relevo de Santa Maria faz com que a cidade tenha temperatura alta à noite e ainda vento forte de Norte, não relacionado a temporal, quando há fenômeno desta natureza no Rio Grande do Sul. Por isso, Santa Maria amanheceu ontem com mais de 20ºC e teve danos pelo vento por horas seguidas com rajadas acima de 70 km/h (foto abaixo de João Vilnei/Correio do Povo).
Sempre que ingressa uma corrente de jato em baixos níveis, a temperatura tende a disparar aqui no Estado. Por isso saímos de uma mínima de 1,5ºC negativo em Canela na quarta para os 29,4ºC de ontem em Iraí e Santa Rosa, ou no caso da Capital dos 2,8ºC da véspera no Aeroporto para os 27,4ºC ontem na Lomba do Pinheiro (fotos abaixo de Mateus Bruxel e Cristiano Estrela/Correio do Povo da Rua dos Andradas na quarta e na quinta-feira)
O jato enfraquece nesta sexta-feira, mas ganhará força sobre o Estado no fim de semana. Por isso, volta a esquentar sábado no Norte gaúcho e, sobretudo, domingo nas demais áreas, quando a temperatura de novo pode se aproximar dos 30ºC. Santa Maria, ademais, pode ter ventania forte de Norte novamente entre domingo e segunda-feira, especialmente considerando que estará chegando uma frente fria associada à ciclone. As imagens a seguir mostram a projeção de vento em 850 hPa (1500 metros de altitude) para as tardes de sexta, sábado e domingo.
A frente fria que trouxe chuva durante a quinta-feira para o Sul gaúcho, com quase 30 milímetros acumulados em Pelotas, desloca-se mais para o Norte hoje e leva instabilidade para a maioria das regiões gaúchas. Alerta-se para o risco de chover forte e de granizo muito isolado. Não se afasta a possibilidade de chuva forte também na área de Porto Alegre. Na divisa com Santa Catarina, onde segue abafado, e na região do Chuí, que terá frio, o céu deve ter menos nuvens. Em grande parte do Estado, cai muito a temperatura com a chuva. Na Metade Sul e no Sudoeste gaúcho, o dia deve ser frio com marcas baixas até à tarde, afinal o limite Norte de uma massa de ar frio ingressará brevemente no Estado.
O núcleo desta massa de ar gelado está na Patagônia e pelo padrão de escoamento do ar frio neste momento, com bloqueio no Brasil e AAO em fase positiva na Antártida, vai seguir lá. Aliás, os Andes registraram nesta semana uma impressionante quantidade de neve. Bariloche, que até dias atrás, estava preocupadíssima com a escassez de neve, agora comemora os flocos brancos. O Cerro Catedral (foto acima da tarde de quinta) registrava grande quantidade de neve. Como o tempo secou nas áreas mais ao Centro e o Norte dos Andes da Argentina e Chile foi possível ver pelas imagens de satélite em alta resolução – é possível também se notar no canal visível – como os Andes estão cobertos neste momento por muita neve.
A gangorra térmica seguirá. Estava muito frio na quarta-feira com geada, esquentou demais ontem com quase 30ºC, refresca hoje e faz até frio em muitas cidades, esquenta de novo neste sábado a partir do Norte, aquece ainda mais domingo e volta a esfriar um pouco na segunda. À medida que a frente oscila pro Norte (fria) ou pro Sul (quente), passamos de um dia para o outro a sofrer influência de massas de ar de diferentes características. Não há assim, perspectiva de ar polar intenso a curto prazo. Finalmente, não deixe de ver e comentar os posts abaixo sobre o regime de chuva na África do Sul e um flagrante de raios nos Estados Unidos porque vale a pena. Fiquem alertas hoje para o risco de chuva forte e ocasionais eventos severos isolados de vento e/ou granizo, o que desde já pedimos que nos mantenham informados sobre ocorrências locais.
Autor: Luiz Fernando Nachtigall
Publicado em 25/06/2010 01:00
Nenhum comentário:
Postar um comentário