terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Belas imagens no dia mais quente até agora do verão nas praias



O Litoral Norte do Rio Grande do Sul experimentou ontem o dia mais quente até agora deste verão. Em Tramandaí, a máxima foi de 33,7ºC. Antes, a temperatura apenas tinha superado 30ºC em 28/12 (30,1ºC), 1º/1 (30,4ºC) e no dia 10 (32,3ºC). Já em Torres, fez 33,4ºC. Neste verão, os termômetros só tinham marcado mais de 30ºC em 7/1 (30,7ºC) e em 10/1 (32,2ºC). Em Capão da Canoa, os veranistas chegaram a colocar suas cadeiras no mar pelo intenso calor (foto abaixo de Mauro Schaefer do Correio do Povo). O dia foi tórrido também nas praias de Santa Catarina com máximas acima de 35ºC na maioria das praias (foto abaixo do amanhecer em Camboriú por Edson Silveira). Em Florianópolis, no Norte da ilha, a temperatura na estação do Ciram chegou a 39,2ºC e o fim de tarde foi belíssimo com o céu alaranjado em Ponta das Canas (foto abaixo de Roberto Silveira Júnior). No Paraná, Antonina teve 40,5ºC e sensação térmica de 58,6ºC, segundo o instituto local Simepar.


Por que esquentou tanto nas nossas praias? O vento passou a soprar de Oeste (terral) com ingresso de ar ainda mais quente no Estado. O movimento do ar quente, ao descer a encosta da Serra junto ao litoral, faz com que a atmosfera esquente ainda mais (por compressão) em fenômeno chamado na Meteorologia de aquecimento adiabático. O intenso aquecimento favoreceu nuvens de desenvolvimento vertical na costa catarinense que provocaram chuva e temporais isolados de verão. Em Joinville, o fim de tarde foi incrível com arco-íris duplo se misturando as raios no céu (fotografia abaixo de Carlos do Amaral Valentim).
As máximas ontem de 36,2ºC em Buenos Aires e superiores a 33ºC no Extremo Sul do Estado sinalizam um reforço da massa de ar quente hoje no Rio Grande do Sul. O sol vai aparecer com nuvens hoje no território gaúcho e o dia será muito quente com forte a intenso calor em todas as regiões, inclusive nas praias que normalmente anotam marcas menores devido ao efeito da maritimidade. Porto Alegre deve ter 34ºC a 36ºC na maior parte da cidade. O significativo aquecimento induz nuvens carregadas que devem trazer chuva de verão isolada da tarde para a noite que em alguns pontos pode ser forte e com risco de temporais localizados de vento e granizo. Amanhã, o sol aparece com nuvens no Estado, mas tornam a ocorrer pancadas de chuva com temporais. Na quinta, o Estado deve ter maior nebulosidade com chuva a qualquer hora na maioria das regiões. Alerta-se que a chuva pode ser forte e com altos volumes em algumas áreas. A temperatura varia menos quinta.
Fonte: Metsul

Nenhum comentário: