quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Tempo muito quente e abafado traz pancadas de chuva e temporais

Tempo muito quente e abafado traz pancadas de chuva e temporais
Por: Janeiro, 07-01-2015 | 08:14 | Categoria:








 
Se alguém ainda tinha dúvida sobre ser verão perdeu ontem com o dia escaldante aqui no Rio Grande do Sul com máximas perto dos 40ºC em cidades do Centro do Estado, incluindo Porto Alegre. As máximas foram de 38,8ºC em Porto Alegre, 38,6ºC em Santa Cruz do Sul, 38,0ºC em São Leopoldo. 37,7ºC em Campo Bom, 37,6ºC em Teutônia, 36,9ºC em Lajeado, 36,7ºC em São Gabriel e 36,0ºC em Rio Pardo, dentre muitas marcas acima de 35ºC. O calor provocou pancadas de chuva em várias regiões gaúchas, até com temporais de vento e raios no Sul do Estado que provocaram falta de luz. Em Horizontina o colaborador William Ismael Schmitz registrou belo arco-íris sobre a cidade com a chuva e o sol misturados ao fim da tarde.
Fluxo intenso de ar quente de Norte na atmosfera úmida, responsável pelo calor muito intenso aqui no Estado, funcionou como “jogar gasolina em fogo” para determinar a formação de nuvens extremamente carregadas ontem no Centro da Argentina e grande parte do Uruguai, onde temporais de forte intensidade de vento e granizo foram registrados ao longo da terça-feira com formações de supercélulas de tempestades. As imagens dos temporais registradas por seguidores das redes sociais da MetSul no país vizinho impressionam (fotos abaixo enviadas por Carlos Hornos, Rafael Cardoso e Sérgio Perez).
O sol chega a aparecer hoje na maioria das regiões gaúchas, porém acompanhado por uma maior cobertura de nuvens. Mais nuvens são esperados em cidades do Sul e do Oeste do Estado, onde chove em diversos pontos desde a madrugada que foi muito quente no Rio Grande do Sul. No decorrer desta quarta, sobretudo da tarde para a noite, a instabilidade avança e atingirá a maior parte do Estado. Alerta de risco de chuva localmente forte com chance de temporais localizados de vento e granizo. A distribuição da chuva será irregular. Faz menos calor que ontem, mas o dia é muito quente e abafado pela umidade mais alta. A MetSul reitera o aviso. Massa de ar muito quente, úmida e bastante instável que favorece a chuva segue nos próximos dias. Apesar de períodos de sol, e intenso abafamento, ocorrem pancadas de chuva na maioria das regiões no restante da semana. Em alguns pontos, a MetSul alerta que a chuva é forte e vem com temporal que pode ter vento intenso e queda de granizo. A alternância de sol e chuva com permanentes calor e abafamento vai até a semana que vem no Estado. 
Fonte: Metsul

Nenhum comentário: